• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Você pode aumentar a velocidade do seu Wi-Fi com papel alumínio. Entenda como.

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      15/01/18 às 13h34

Há algum tempo atrás, era comum que as pessoas colocassem uma palha de aço na antena da TV, com a esperança de que o sinal analógico ficasse melhor. Será que você foi um desses? Bem, se não faz parte dessa época, certamente conhece alguém que tenha histórias do tipo pra contar. Atualmente as coisas são bem diferentes, não acha? É, talvez nem tanto. Se antes era o sinal analógico que nos aborrecia, hoje é o sinal Wi-Fi que insiste em ficar oscilando.

Nada pior do que estar no meio de um jogo e ter que lidar com aquele maldito erro de conexão, não é mesmo? Quem costuma jogar usando o sinal Wi-Fi sofre as vezes. Ou ainda, ter que parar de assistir um vídeo porque a internet não dá conta de reproduzir por completo, enfim... São "n" situações. Recentemente, muitos vídeos na internet tem apresentado uma suposta solução para o problema. Tudo que precisaríamos fazer seria adotar velhas práticas.

O sinal e o papel alumínio

Já pensou em envolver seu roteador com papel alumínio? Ou deixar uma lata com o mesmo material nas proximidades? É exatamente isso que muitos vídeos nos ensinam a fazer. Prometem que a velocidade e o alcance do Wi-Fi podem ser potencializados. Muitos já fizeram o teste e afirmaram que funciona, entretanto, também há aqueles que alegam não fazer a mínima diferença. Bem, o que podemos dizer é que recentes estudos apontaram que tal prática pode sim ser efetiva, basta utilizá-la da forma certa.

Ao analisar a técnica com olhar um pouquinho mais crítico, ela nem parece tão boba assim. O sinal WI-FI é transmitido sem a necessidade da utilização de fios, também chamado wireless. Ele funciona a partir da transmissão de ondas de rádio específicas, e querendo ou não, pode ser influenciado ou até mesmo absorvido por estruturas que estejam em seu caminho.

O roteador é capaz de transmitir o sinal por todas as direções, mas conta com algumas limitações, sendo que a distância é uma delas. Alguns roteadores permitem que o sinal seja transmitido mesmo em distâncias mais longas sem perder muita qualidade, mas de qualquer forma, ainda se torna um impeditivo. No caso, usando o alumínio é possível fazer com que o sinal seja direcionado para onde você quer, aumentando sua capacidade.

Otimizando o Wi-Fi com alumínio

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Dartmouth, no estado norte-americano de Nova Hampshire, conduziu estudos que tinham como objetivo aumentar a velocidade do Wi-Fi utilizando o alumínio. Para isso, escreveram um algoritmo e pensaram em qual seria o melhor design da peça, para que pudesse refletir o sinal com maior eficiência.

Dessa forma, criaram o refletor acima, customizado em 3D. É composto por plástico e uma fina camada de papel alumínio por cima. Assim que testaram, o equipamento produzido por eles realmente funcionou e ainda foram capazes de direcionar o sinal exatamente para onde queriam, bloqueando o restante do espaço. Ainda descreveram que o investimento total para a criação da peça foi de 35 dólares. O que ainda compensaria, visto que o valor de um roteador de última geração é bem superior.

A equipe ainda não disponibilizou a forma exata com que trabalharam no dispositivo. Entretanto, observando o formado e sabendo que é inteiramente feita de plástico e coberta com alumínio, talvez seja possível criar algumas versões... Vai que dá certo!

E então pessoal, o que acharam? Concordam que pode funcionar? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Via   Curiosity     Uol  
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+