icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Você precisa descartar esses produtos de maquiagem depois de ficar doente, segundo especialista

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      01/03/18 às 19h16
capa do post Você precisa descartar esses produtos de maquiagem depois de ficar doente, segundo especialista

Por quanto tempo você usa seus produtos de maquiagem? Costuma ficar atenta às validades? Com que frequência costuma lavar seus pincéis? Usa os produtos enquanto está doente? Bem, parece um interrogatório, mas é realmente preciso refletir sobre isso. Muitas mulheres possuem sua pequena coleção de maquiagem. Compram novos produtos, mas se esquecem de jogar fora os antigos. Como se não bastasse, ainda acabam misturando tudo em um mesmo lugar. Acredite, essa mania pode acarretar em algumas consequências.

Por exemplo, a prática de usar maquiagem enquanto estamos doentes é completamente dispensável, segundo Morgan Statt, que atua na área de saúde e segurança da Consumer Safety.orgOs cosméticos podem representar um grande risco para nossa saúde, visto que são propensos ao acúmulo e proliferação de germes. Portanto, se você ficou resfriada ou gripada e continuou usando seus produtos, o mais recomendado é que se livre deles... Claro, se não quiser sofrer novamente com a doença em breve.

Qual o pior tipo de maquiagem para manter guardado?

De acordo com Statt, os batons são os piores infratores: "Seus revestimentos labiais são uma entrada natural para o trato respiratório, que o coloca em risco adicional de infecção e doença". A grande questão é que além de armazenar germes provenientes de uma gripe, ainda pode abrigar outras doenças piores, a exemplo da herpes.

Por outro lado, se você adora aquele batom e nunca conseguiu encontrar outro igual para comprar, há uma forma de preservá-lo. É possível cortar a camada de cima, que é onde geralmente os germes se concentram. Também pode passar uma toalha levemente umedecida com álcool. E por falar nisso, o líquido também pode ser usado para descontaminar o tubo do batom, como forma de prevenção maior. Entretanto, comprar outro ainda continua sendo a melhor opção.

É importante destacar que a maquiagem direcionada para os olhos também pode ser perigosa. Delineadores, sombras e máscaras para cílios também devem ser descartados. Assim como os produtos para lábios, a maquiagem para os olhos também pode espalhar outras doenças, como a conjuntivite.

E por que não compartilhar maquiagem?

Da mesma forma, nunca sabemos ao certo como anda a saúde da pessoa para quem você empresta sua maquiagem. Segundo Statt: "O risco de germes e infecções que vem com a partilha de cosméticos faz com que nunca seja uma boa ideia". Mesmo utilizando pincéis descartáveis, ainda não é melhor evitar.

Assim como falamos anteriormente, ainda há o risco de utilizar produtos vencidos. Statt salienta que "mesmo se você não adoecer, qualquer maquiagem expirada ou produtos que você usou nos últimos dois anos pode colocá-lo em maior risco de infecção ou doença e deve ser descartado". Grande parte dos produtos de beleza atualmente, contam com propriedades antibacterianas. Entretanto, após usá-los muitas vezes depois de uma gripe, ou com o prazo de validade vencido, já não é algo que garanta proteção.

E então pessoal, o que acharam? Já sabiam disso? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
Via   The Independent  
Imagens Pexels
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest