icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Você provavelmente descongelou sua comida de forma errada a vida toda

POR Isabela Ferreira EM Curiosidades 28/02/18 às 17h07

capa do post Você provavelmente descongelou sua comida de forma errada a vida toda

Quando crescemos, passamos a fazer um monte de coisas que até então, não era nossa responsabilidade. Além de trabalhar fora o dia todo, ainda precisamos aprender a lidar com os serviços domésticos... Sem contar que a comida não se faz sozinha, não é mesmo? No entanto, à medida que o tempo passa, esse tipo de atividade vai se tornando mais tranquila e passamos a executá-las no modo automático.

Isso porque desenvolvemos nosso próprio método de fazer as coisas. Seja ele porque lemos algo na internet e aprendemos, ou porque herdamos o hábito de nossa mãe, por exemplo. E por falar em herdar hábitos, como você costuma descongelar sua comida? Um método muito comum é o de deixar o alimento em cima de um balcão, descongelando à temperatura ambiente. É algo passado de geração para geração. Mas será que é realmente seguro?

Nunca descongele à temperatura ambiente

Se você costuma fazer isso, temos uma péssima notícia. De acordo com Robert Gravani, professor da Universidade Cornell, de Nova York, este é o pior método possível. Muita gente passa a vida toda descongelando sua comida à temperatura ambiente, sem se dar conta dos riscos que corre.

Segundo Uelinton Pinto, pesquisador do Centro de Pesquisa em Alimentos, as carnes, frutos do mar e aves devem ser congeladas em até duas horas depois do momento da compra ou após serem cozidos. Uma vez que os produtos estão no freezer, precisam ser mantidos a pelo menos -18ºC.

Ainda segundo ele: "Nunca descongele alimentos à temperatura ambiente, como por exemplo, em cima do balcão o da pia".Uma vez que seu alimento está entre 10 a 40ºC, ele alcança a zona de perigo. Mas o que isso quer dizer? Bem, simplesmente que é o momento onde as bactérias são capazes de se multiplicar de forma bem mais rápida, e é claro que isso não pode ser bom. É plenamente possível sofrer uma infecção alimentar após consumir a comida que passou por tal método.

Mas quais seriam as melhores formas para descongelar?

Se você está buscando por maneiras seguras de descongelar seu alimento, aqui vão 4 dicas:

1. Na geladeira: Esta é a forma mais lenta, visto que o alimento ainda será resfriado. No entanto, é completamente seguro. Para isso, retire do congelador com um dia de antecedência e deixe na parte de baixo da geladeira, a cerca de 4ºC. Dependendo do alimento, é necessário tirar com mais dias de antecedência.

2. Na água fria: Para isso, certifique-se de que o alimento está perfeitamente selado. Caso contrário, ele ainda entrará em contato com bactérias do ambiente. Em seguida, basta submergir o alimento em água fria (nunca quente). Em seguida, é preciso trocar a água a cada 30 minutos. Após o descongelamento, a comida deve ser cozinhada imediatamente.

3. No microondas: Este é mais um dos métodos muito utilizados atualmente. É menos demorado, mas é preciso ter muito cuidado, visto que partes do alimento podem ser acidentalmente cozidos durante o processo. Portanto, quando de fato for cozinhar, se certifique de que não há nenhuma parte mais crua que a outra.

4. Basta cozinhar: Muita gente evita, mas também é possível descongelar a comida durante o processo de cozimento. É um método rápido e bastante recomendado.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest