• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Você responde mensagens apenas com ''sim'' ou ''ok''? Você é rude

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      29/11/19 às 15h07

Se você estiver online e alguém lhe fizer uma pergunta, não seja tão sucinto. Não responda mensagens apenas ''Ok'', ''Sim'' ou ''Não''. De acordo com linguistas, respostas tão objetivas, sem ao menos serem ilustradas por pontos, podem transparecer que você é rude. Ao invés de utilizar palavras de apenas uma sílaba, você pode escrever, no lugar do "Sim", algo como, por exemplo, "com certeza".

Para os especialistas, os pontos são fundamentais. Transmitem uma ideia de que você é uma pessoa mais atenciosa. Caso contrário, sem os pontos, a pessoa do outro lado pode subentender que você está sendo agressivo. Além disso, pode parecer também desdém.

Mas por que devemos deixar de ser breves?

De acordo com a colunista de aconselhamento do New York Times, Caity Weaver, há uma boa razão para isso. E qual é o motivo, então? Simplesmente, para ser mais educado. Afinal, vivemos em mundo hoje, onde a comunicação é, praticamente, virtual, e independente do motivo, ser educado cabe em qualquer situação.

Para tal, é preciso "fazer um esforço extra", diz a linguista Gretchen McCulloch, em seu livro Porque Internet, entendo as novas regras de linguagem. De acordo com a linguista, existe uma diferença muito grande entre "Eu poderia importuná-lo pedindo um favor" e "faça o favor".

O segredo, aqui, é utilizar mais palavras. Outro fator, que muda a contextualização em uma comunicação via mensagens, é a pontuação. Um deles, para McCulloch, é o ponto de exclamação. Segundo a linguista, apenas uma "bruxa com coração de pedra" responderia um e-mail dizendo "ótimo te ver", sem estar acompanhado de um ponto de exclamação.

Outra tática, que a linguista recomenda, é utilizar sinônimos. Por exemplo, substituir "sim" por "certo" deixa o contexto de uma mensagem mais casual. Além disso, acredita-se que, atualmente, no meio virtual, a sinceridade começa a parecer sarcasmo. Por isso, McCulloch instiga os usuários de redes sociais a prestarem mais atenção, no momento de escrever qualquer mensagem.

"Você, provavelmente, notará que usa mais palavras ao conversar pessoalmente com uma pessoa", explica. O cenário, no entanto, muda quando o contexto envolve mensagens mais longas. Nesse caso, o indivíduo tem mais opções para se comunicar e o "tom" é totalmente outro.

Esse "tom", dificilmente, é percebido quando alguém obtém como resposta apenas um "sim".

Cara a cara

Pessoalmente, você usa mais palavras, mas também - conscientemente ou não - entrega tudo por meio do tom de voz, da expressão facial e, claro, da linguagem corporal. Se você, por exemplo, se mantém imóvel diante de uma pessoa e não demonstra nenhum movimento, ao responder um simples "sim", percebe-se que, intencionalmente, você está sendo hostil.

O mesmo, hoje, é visto da mesma forma no mundo virtual. Se você não quer expressar desdém, inconscientemente, você escreve um texto mais formal, usa textos com mais períodos, dando, então, finalidades às suas palavras. Quando você não se esforça para ser formal, isso mostra que você não quer desperdiçar nenhuma parte de seu tempo, nessa interação.

De todas as formas, uma mensagem curta, sem pontos, será tida como fria, goste ou não. Como explica a linguista, para evitar isso, injete um pouco de calor.

Próxima Matéria
Via   life hacker  
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+