• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Você sabe o que significam aquelas cruzinhas nas estradas do interior do Brasil?

POR Erik Ely    EM Curiosidades      05/02/20 às 11h11

Se você é do tipo que gosta de pegar a estrada, já deve ter se deparado, com uma cruz na estrada. No entanto, você sabe o que significam aquelas cruzinhas nas estradas do interior do Brasil? Pode parecer uma pergunta boba, mas mesmo motoristas experientes podem não saber a resposta para essa pergunta.

Podendo ser encontradas no interior do Brasil, as cruzes de estrada representam pessoas que morreram em acidentes ou assassinatos. Dessa forma, mesmo sendo encontrados de várias formas, esses símbolos sempre representam uma pequena homenagem de familiares ou amigos.

Como surgiram as cruzes de estrada?

No interior de Minas Gerais, havia um estranho costume, mas secular, de construir cruzes, para sinalizar o local onde uma pessoa faleceu. Dessa forma, também eram construídas capelinhas ou "santacruzinhas" nesses locais. Na maioria das vezes, as mortes deveriam acontecer em circunstâncias trágicas, fosse por desastre natural, assassinato, acidente, ou ainda, queda de um raio. De fato, se alguém morresse atingido por um raio, pode ter certeza que uma capelinha seria construída no local.

Encontradas em madeira crua ou pintada, as cruzes são sustentadas por um amontoado de pedras. Dessa forma, elas podem ser sustentadas por um bloco de concreto ou, ainda, dentro de um oratório de cimento ou taipa. De todo modo, elas podem ser levantas por familiares, devotos que estejam pagando promessas ou pelo autor arrependido de um crime. Dito isso, são gravados nas capelinhas ou cruzes, a data de nascimento e a morte da pessoa que faleceu no local.

Muito das vezes, as cruzes podem ser recheadas de mistérios e assombrações, que podem, inclusive, torna-la um lugar rodeado por possíveis milagres. Contudo, em todos os casos, ela se torna um local de respeito. Ao passar pela cruz, visitantes tiram o chapéu, se benzem ou ainda, podem fazer uma pequena oração. Com isso, em alguns casos, devotos podem depositar votos, figuras de santos ou partes do corpo, que simbolizam uma graça alcançada.

Essa tradição ainda continua viva

Por mais que seja uma tradição tão antiga, o hábito ainda não se extinguiu. Para se ter uma ideia, alguns destinos se tornaram quase que uma "igreja", podendo ser considerados lugares propícios para oração. Contudo, junto com a tradição, a cruz não deixa de ser uma ação conscientizadora. Sendo assim, elas podem ser tão importantes quanto a própria sinalização nas rodovias. Afinal, não existe melhor alerta de perigo, do que ver uma dessas cruzes na beira da estrada.

Vendo o efeito das cruzes, podemos perceber que é preciso que muitas pessoas percam a vida, para que autoridades comecem a advertir sobre os perigos de algumas estradas. Com isso, podemos saber que há um bom número de cruzes de estrada, espalhadas em quase todo Brasil. No entanto, apenas uma parte delas ainda se encontra em bom estado de conservação. Na maioria dos casos, apenas os familiares das vítimas acabam cuidando do local. De fato, isso é uma pena, uma vez que esses locais se tornam parte da nossa identidade histórica. Além de um folclore religiosos e também parte da arquitetura local.

Próxima Matéria
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+