• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Você sabia?: Armagedom e Apocalipse são coisas diferentes!

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      24/10/14 às 22h06

Apesar de você quase sempre usar essas duas palavras como sinônimos, na verdade elas têm diferenças bem grandes. Afinal, apesar de ambas significarem o fim do mundo, os contextos e consequências de cada termo são distintos, o que define o contraste entre ambos e também porque é errado usá-los como palavras com o mesmo sentido. Sem mais, descubra aqui o que cada um significa e como eles se diferenciam, tanto na maneira quanto podem acontecer quanto nos reflexos que causarão se algum dia realmente se materializarem:

Armagedom

Warhammer-Mark-Of-Chaos-628

Vem das palavras "Har", que significa "montanha", e "Megido", que era um vilarejo pertencente aos cananeus, povo que vivia próximo a Jerusalém e hoje tem sua cidade transformada em não mais do que um monte de ruínas.

Sempre envolta em disputas bélicas e conflitos sangrentos, o povoado árabe é citado várias vezes na Bíblia como uma referência à violência - mais ou menos uma versão africana de Esparta - e até a figura bíblica do Rei Salomão já passou pela cidade, que usou como estábulo para seus cavalos.

Em 1918, o local serviu de palco para uma guerra entre turcos e britânicos, o que deu origem ao Estado de Israel. Oficialmente, a Bíblia diz que "o período de mil anos de paz começará em Armagedom, quando Jesus e todos os santos derrotarem o Anticristo".

Apocalipse

4d66c33b89c75399f768cc71a433da0b_large

Enquanto isso, como se explica no livro homônimo presente na Bíblia, o Apocalipse é o julgamento final e "filtro" das almas na Terra. O termo, em grego, inclusive significa "algo descoberto", e aparece em várias menções - inclusive na do Armagedom - representando momentos de mudança na humanidade, e não necessariamente seu fim.

Faz parte do Apocalipse o reestabelecimento da paz mundial, já que o Julgamento Final aconteceria nesse período. Por sua vez, a palavra também serve para ilustrar outros tipos de apocalipse, não religiosos, como o colapso natural, a superpopulação, uma terceira guerra mundial ou algo que transforme de maneira definitiva os parâmetros de sobrevivência e existência humanas no planeta.

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+