• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Você sabia que alguns cogumelos são carnívoros?

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      27/09/19 às 15h33

Muito provavelmente, você nunca pensou nisso. Afinal, quem imaginaria que cogumelos poderiam ser carnívoros, certo? Pois é, essa pode ser uma informação bastante surpreendente para muita gente. Um novo estudo revelou que alguns tipos de cogumelos são carnívoros, e isso inclui alguns dos mais comuns, inclusive comestíveis por humanos. Talvez, seja algo a se pensar na próxima vez que for ao supermercado comprar cogumelos.

Um desses é o cogumelo-ostra muito encontrado em pizzas vegetarianas e saladas, mas ao mesmo tempo um predador. Isso mesmo, o Pleurotus ostreatus seu nome científico está entre os vários fungos capazes de atacar e paralisar suas presas. O professor da Universidade Western, Greg Torn, descreveu os fungos, dizendo: "crescem pela garganta e os digerem por dentro". Mas calma, essa variedade de fungos carnívoros não representam nenhum perigo para os seres humanos. Então, podem continuar ingerido cogumelos-ostras sem nenhuma restrição, só que agora sabendo do que eles são capazes.

Os cogumelos-ostras

Os cogumelos ostra do gênero Pleurotus estão entre os cogumelos comestíveis mais consumidos do mundo. Essa espécie de cogumelo cresce geralmente nos troncos de árvores mortas e velhas, para quebrar a madeira. A madeira é rica em celulose e lignina, porém, contém pouco nitrogênio, ou seja, esse fungos espertos exalam iscas químicas para atrair suas presas microscópicas de nematoides.

Assim, quando esses minúsculos vermes são atraídos para as hifas fúngicas (filamentos semelhantes a fios que compõem a maior parte da massa do cogumelo) o cogumelo libera toxinas das pontas das suas pequenas glândulas. Desse jeito, ele consegue paralisar os vermes. No entanto, o cogumelo não envia hifas digestivas pela boca da presa. Ao invés disso, eles penetram por todo o corpo e digerem lentamente o verme indefeso por dentro. Isso enquanto ele ainda está vivo.

Então, da mesma forma que as plantas carnívoras, que, na verdade, são onívoras, os cogumelos-ostra também desenvolveram uma série de habilidades para complementar a sua dieta. E assim, atraíram presas ricas em nitrogênio para o seu consumo. Mais uma prova de como a natureza é mesmo fascinante.

A descoberta

Na verdade, a primeira vez que cientistas perceberam que cogumelos poderiam consumir carne foi na década de 1970. Mas só estudos recentes se aprofundaram nessa pesquisa. A descoberta inicial foi feita pelo mentor de Thorn, George Barron meio que por acidente. Tudo começou com uma placa de Petri esquecida em seu laboratório. Na época, Barron tinha um coleção de fungos carnívoros do solo e os cultivava em uma placa de Petri.

Uma dessas pedras ficou esquecida por mais de seis meses. Quando o seu técnico de pesquisa, finalmente, o encontrou, o fungo tinha produzido um cogumelo. Graças a esse cogumelo que os pesquisadores conseguiram finalmente identificar o fungo, e para a sua surpresa, era o cogumelo-ostra. Depois disso, Barron analisou outros fungos semelhantes e descobriu que todos os cogumelos-ostra podiam comer carne, além da madeira.

Mas os únicos seres que esse cogumelos comem, são nematoides. Embora ninguém pense muito sobre os nematoides, esses seres microscópicos semelhantes a vermes estão presentes em praticamente todos os ambientes. Em muitos habitats, eles até ultrapassam outros animais em quantidade. Então, com tantos deles em vários lugares, eles se tornaram um ótimo recurso alimentar para os fungos.

E você, já sabia dessa características dos cogumelos? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+