icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Você sabia que há um ponto fraco no tórax onde um simples murro pode matar?

POR Pietro Bottura EM Ciência e Tecnologia 06/11/14 às 21h30

capa do post Você sabia que há um ponto fraco no tórax onde um simples murro pode matar?

Pode até parecer conto da carochinha ou filme de luta, mas realmente existe um lugar no tórax que, se acertado corretamente, pode levar até o mais musculoso e gigante dos inimigos ao chão com efeito mortal em um segundo.

Essa técnica, digna de Davi contra Golias, não requer nenhuma arma ou habilidades especiais, mas sim uma boa pontaria e técnica, que, se bem empregadas, podem atingir o chamado commotio cordis, que, nas palavras de Dráuzio Varella, significa "morte súbita por arritmia cardíaca provocada pelo impacto de um objeto contra o lado esquerdo do tórax, sem haver fraturas da costela ou do esterno e sem ferir diretamente o coração".

Por isso, como afirmamos, é um questão de precisão, e não de força. Entretanto, o fenômeno pode acontecer ao acaso, e são registrados, em média, 10 a 20 casos anuais nos EUA. E os maiores envolvidos são justamente jovens, que entram em brigas, provavelmente, já que o maior índice ocorre em jovens de 15 anos, que além de tudo têm os músculos menos desenvolvidos e preparados.

Por isso, quando vemos a "técnica dos 5 pontos do coração explosivo", no filme Kill Bill, talvez a realidade e a ficção não estejam tão distantes - afinal, se aplicado no local correto, essa técnica mortal poderia levar os mais hábeis e fortes homens ao túmulo sem esforço. E, por isso mesmo, não vamos ensinar nenhuma técnica para utilizá-la!

 

 

 


Próxima Matéria
avatar Pietro Bottura
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest