• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Você se encaixaria nos padrões de beleza da Grécia Antiga?

POR Diogo Quiareli    EM Mundo Afora      22/09/17 às 18h54

Falar de beleza é algum tanto complicado, pois em cada parte do mundo o padrão é de uma forma. Aqui no Brasil, os brasileiros preferem mulheres com seios fartos, barriga "chapada", bumbum empinado e coxas grossas. Os homens precisam ser com um tom de pelo moreno, altos, com músculos, mas nem tanto e cabelos baixos. Claro que nem todos preferem assim, mas a maioria tem essa preferência. Enquanto isso na em partes da Europa o padrão de beleza aceitável é completamente oposto. E falar de padrões de beleza sem se lembrar da Grécia antiga é uma coisa impossível. Vamos explicar o porque e desde já, queremos saber se você se encaixaria nesses padrões ou não. Veja e comente pra gente no final.

Na Grécia Antiga, a beleza era algo importante para as pessoas. A vida de um homem era mais fácil se ele fosse musculoso e bem cuidado, enquanto as mulheres precisavam ser ruivas e com o porte físico um pouco mais avantajado. Isso, consequentemente ajudava na questão de pretendentes, isso porque elas tinham que lidar com uma tendência sinistra, conforme explicado pela historiadora britânica Bettany Hughes. Nos tempos antigos, um homem grego de lábios carnudos e queixos "desenhados" tinha a certeza de duas coisas na vida: que sua beleza era uma dádiva, um presente dado por deuses e a confirmação de que seu interior é algo também incrível.

Para os gregos, um corpo bonito era sinal de uma mente extremamente brilhante. Eles até tinham uma palavra para isso: kaloskagathos, que significa ser bonito de se ver e, além disso, uma ótima pessoa. Os jovens que se encaixavam nesse padrão seguiam por aí dizendo que eram triplamente abençoados e afirmavam ser: bonitos, inteligentes e amados pelos deuses. E um dos maiores motivos para serem bonitos e terem um corpo lindo era para pousar para as estátuas. Acredite você ou não, elas representam algo real. Eram cidadãos cobertos por gesso e o molde era usado para fazer a obra.

Segundo os padrões ainda, as mulheres eram perversas por serem belas e belas para se tornarem perversas. Ser um homem bonito era fundamental no país, mas ser uma mulher era um sinal de problema por causa disso.

Talvez você não saiba, mas de acordo com uma equação criada pelos gregos para medir beleza, George Clooney tem o rosto masculino mais belo do mundo. Na verdade, é perfeito. Que ele é bonito, não é novidade para ninguém e todos conseguem ver. Mas ele não só é lindo aos olhos nus, como também baseados em estudos gregos. Os testes foram realizados com um programa de computador, que calcula a proporcionalidade entre o tamanho do nariz, do queixo e as proporções dos olhos. "Ele tem uma simetria facial bonita e se aproxima mais do que qualquer outro homem com que os gregos consideram o rosto perfeito quando chegaram à proporção áurea", disse o médico Julian de Silva ao Jornal Daily Mail.

E aí, o que vocês acharam dessa matéria? Comenta pra gente aí em baixo e compartilhe com seus amigos.

Próxima Matéria
Via   BBC  
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+