icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Você vai adorar essa nova teoria sobre o surgimento da Lua

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      02/03/18 às 18h07
capa do post Você vai adorar essa nova teoria sobre o surgimento da Lua

A Lua é, na verdade, o satélite natural da Terra. Apesar de não emitir luz própria, o brilho que é refletido sobre ela chega até nós de uma forma extremamente bela e serena. Talvez por isso ela tenha ficado conhecida como um grande simbolo do amor. Ela orbita sobre o nosso planeta e, durante os anos, é possível vê-la de diversas formas, além dos diversos fenômenos que acontecem sobre ela, como o Eclipse Lunar, por exemplo.

Ela é, também, responsável por vários efeitos influentes em nosso planeta, como as próprias marés. O que nos faz indagar sobre ela por alguns instantes que seja. Mas, em algum momento, você já parou para pensar como ela teria surgido? Existem várias teorias sobre isso mas, atualmente, uma tem ganhado espaço entre as antigas. Mesmo não sendo completamente certa ou comprovada, assim como todas as outras, essa teoria irá te deixar fascinado.

Uma nova teoria sobre o surgimento da Lua?

Existem várias teorias sobre o que teria proporcionada o surgimento da Lua mas, apesar de algumas terem maior destaque do que outras, todas deixam algumas pontas soltas para questionamentos. Mas, de alguma forma, essa teoria perturbadora parece suprir todos os questionamentos a seu respeito, ou pelo menos a maioria deles, até o momento. A nova possibilidade apresentada para o seu surgimento foi apresentada por pesquisadores da Universidade da Califórnia, juntamente com a Universidade de Harvard.

Quais as indagações sobre a antiga teoria?

A antiga teoria mais aceita sobre o surgimento afirmava que a Terra primitiva teria colidido com um planeta chamado Theia, com tamanho similar ao de Marte. a colisão teria culminado em uma rocha fundida e metal sob a nossa órbita e futuramente se juntado, formando a Lua. Porém, a Lua tem basicamente a mesma formação química que a Terra, com algumas poucas diferenças, e o que explicaria isso? Bom, a nova teoria veio pra solucionar o problema.

Como a Lua teria surgido, de acordo com essa nova afirmação?

De acordo com a nova teoria, a Lua teria se originado dentro da própria Terra, enquanto ela ainda estava se formando e era apenas uma nuvem fervente e giratória de rocha vaporizada, conhecida como sinestia. A sinestia é um objeto planetário proposto por Stewart e Simon Lock. Ele afirma que as colisão entre grandes matérias, com proporções planetárias, pode acabar resultando em uma massa giratória de rocha fundida e vaporizada, mantendo uma parte do seu corpo em órbita sobre si mesmo.

de alguma forma, o fenômeno ao qual eles deram o nome de sinestia não duraria muito tempo, algumas centenas de anos, e então se transformaria em um planeta devido os efeitos que se seguiriam. E foi nisso que eles se embasaram para a nova teoria. No começo uma colisão teria dado origem a sinestia que, posteriormente, proporcionaria o surgimento da Lua dentro da Terra incompleta. Isso explicaria o porque da Lua ter tantas similaridades com o nosso planeta.

Esclarecimento

Resumidamente, a sinestia da própria Terra fez com que pedaços de rocha fundida ficassem em órbita e formassem o nosso satélite natural. Explicando, dessa forma, as similaridades e divergências entre a Lua e a Terra. Já que ela teria herdado a composição da Terra, por se originar dentro dela, mas perdido alguns de seus elementos por ficar em altas temperaturas e alguns deles se vaporizarem.

É claro que ainda existe muita coisa para se discutir a respeito dessa nova teoria mas tudo indica que ela responderia mais claramente alguns pontos abertos pelas demais. O que acharam da nova explicação? Esse fenômeno teria possibilitado que a Lua se formasse dentro da Terra e depois orbitasse sobre ela?


Próxima Matéria
Via   Info Escola     HypeScience     Zap  
avatar Natália Pereira
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest