• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 segredos escondidos em pinturas famosas

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      18/09/17 às 15h07

Você é fã de pinturas? Se a resposta for sim, caro amigo, temos certeza que você clicou na matéria certa. Bom, alguns artistas, além de serem verdadeiros gênios, ainda conseguem deixar mensagens escondidas em suas pinturas. São mensagens subliminares, referências ou simplesmente coisas escondidas, que deixam as obras ainda mais incríveis.

Tendo isso em mente, a Fatos Desconhecidos resolveu separar algumas obras assim para vocês. São referências a Jesus Cristo, por exemplo, ou coisas pequenas que só é possível perceber dando zoom. Então, caros leitores, confiram agora a nossa matéria com 7 segredos escondidos em pinturas famosas:

1 -American Gothic, de Grant Wood

Essa é uma obra de Grant Wood, feita em 1930, é considerado um dos quadros mais estranhos e opressivos da história da pintura estadunidense. no quadro podemos ver um pai e uma filha, sendo uma arte sombria, preenchida com detalhes que indicam o rigor e puritanismo da época. Entretanto não era essa a mensagem que o pintor queria passar. As pessoas no quadro eram seu dentista e sua irmã e ele queria mostrar a arte gótica da construção ao fundo deles. Porém, com certeza não foi essa mensagem que ele conseguiu passar.

2 - Provérbios Neerlandeses, de Pieter Bruegel, o Velho

Pieter Brueghel, O Velho, fez essa obra e conseguiu representar vários provérbios em apenas uma pintura. Ao todo são 112 provérbios, com alguns sendo usados até hoje, como "nadando contra a corrente" e "armado até os dentes".

3 - A persistência da memória, de Salvador Dalí

Com certeza todos vocês conhecem "A persistência da memória", de Salvador Dalí, certo? Pois bem, caros amigos, não é novidade que o pintor gostava de colocar as ideias na tela de uma forma bem realista. O curioso é que, sobre essa tela, um dia Salvador Dalí afirmou que essa obra foi incrivelmente inspirada com nada mais nada menos que queijo derretido.

4 - Terraço do Café à Noite, de Vincent van Gogh

A bela obra prima de Vincent van Gogh também não fica de fora dessa lista. Pois bem, estao vendo uma pessoa de branco na arte, que parece um garçom servindo algo? O pesquisador Jared Baxter acredita que o que muita gente acha que é um garçom, na verdade é Jesus Cristo, e ao seu redor os 12 discípulos. Ele afirma que essa imagem é uma mensagem subliminar em homenagem a "Última ceia".

5 - Teto da Capela Sistina, de Michelangelo

Essa é uma das obras mais conhecidas de Michelangelo, e como todas as outras obras dessa lista, esconde alguns enigmas. Dizem que além de fazer essa linda obra de arte, Michelangelo conseguiu deixar algumas marcas da anatomia humana na pintura. Os nove episódios do telhado do livro de Gênesis são um conjunto de mensagens cabalísticas, e entre elas está escondido sutilmente o desenho do sistema nervoso. Na imagem, por exemplo, do lado direito, podemos ver uma referência ao cérebro. Se vocês prestarem atenção, é possível ver até partes separadas, como cerebelo, nervos óticos e glândula pituitária.

6 - A Última Ceia, de Leonardo Da Vinci

Todo nundo sabe que Da Vinci era um verdadeiro gênio. Existem teorias e teorias sobre essa obra de arte. Uma dela diz que a janela acima da cabeça de Jesus prediz que o fim do mundo virá em 4006, devido a uma inundação universal. Já Giovanni Maria Pala diz que a posição dos pães e das mãos dos apóstolos, se lida da direita para a esquerda, faz um réquiem.

7 - O Casal Arnolfini, de Jan Van Eyck

Dificilmente vocês podem ver, mas na parede atrás do casal está escrito seguinte frase: "Jan van Eyck estava aqui em 1934". Ainda mais difícil de perceber é o detalhe do espelho. É possível perceber no reflexo do espelho o casal de costas e uma terceira pessoa, que provavelmente é o artista da obra.

E aí, já sabia de todos esses segredos das obras de arte? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+