• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Zoológico cria ''aula de natação'' para cobras que estavam ficando obesas

POR Leticia Rocha    EM Mundo Animal      21/01/19 às 17h24

A saúde é necessária para todos os seres vivos, não apenas para nós, humanos. Todos os animais precisam receber cuidados nesse sentido. Tanto que no verão, os zoológicos costumam criar formas de refrescar os animais. E em casos preocupantes, em que uma espécie está próxima de desaparecer, todas as medidas que possíveis são tomadas.

Você já entendeu que a saúde e qualidade de vida dos animais é importante, certo? Mas você já imaginou uma hidroginástica para répteis? É basicamente isso que esse zoológico de Melbourne fez.

A vida dos répteis

A maioria das pessoas não vai ao zoológico para ver cobras e lagartos. Sejamos sinceros, os répteis não são os animais mais populares desse tipo de lugar, no entanto, eles sempre estão lá. Assim como todos os outros animais, eles estão fora de seu habitat natural, têm sua rotina alterada. Não precisam lidar com predadores e muito menos com a caça de alimentos.

Essa alteração nos hábitos dos répteis faz com que os animais se tornem mais sedentários e consequentemente, mais propensos à obesidade. É por isso que o zoológico de Melbourne decidiu inovar e criar uma espécie de hidroginástica, para tornar os animais mais ativos.

Hidroginástica de répteis

Os tratadores começaram os experimentos colocando os répteis em um tanque, para que pudessem nadar. No entanto, os tratadores podem alterar as condições da água, como a temperatura, a quantidade de água e também o fluxo. Assim, elas se mantêm em movimento e evitam a obesidade.

O fluxo da água vai aumentando gradativamente, de acordo com a necessidade de cada animal. A maioria dos animais fica satisfeita com cerca de 4 a 5 minutos de atividade dentro do tanque. É nessa média de tempo que os animais começam a demonstrar algum cansaço e então são retirados do tanque.

Mas tudo isso é realizado de acordo com cada animal. As cascavéis, por exemplo, ficam um tempo mais longo na água e é claro que ninguém ousa desapontá-las. Mas não apenas as cobras participam da atividade. Tartarugas e lagartos também participam das hidroginástica do zoológico. A iniciativa ainda é a única de Melbourne, mas a expectativa é que outros zoológicos se aproveitem da iniciativa.

E você, gostaria de conhecer uma hidroginástica de répteis? Nos conte aqui nos comentários e aproveite para compartilhar com os amigos que amam cobras.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+